A volta das voltas. Chegamos, partimos e lá voltamos sempre!

08
Mai 09

 

Num destes dias, foi votada na Assembleia da República, proposta de Lei do BE para proibição de touradas e circos com animais. Como era de esperar, a maioria dos deputados votou contra.
Há cerca de duas semanas, na Assembleia Municipal de Sintra, foi votada idêntica proposta do BE. Aqui, o resultado foi completamente diferente e a proposta foi aprovada por maioria. Sintra entrou para o reduzido número de Concelhos onde, por Lei municipal, é proibido a realização de touradas e espectáculos de circo com animais.
Como toda a gente devia saber e aceitar, a tradição não justifica tudo. A sociedade muda e existem muitos usos e costumes, que são maus, que devem ser adaptados ou simplesmente acabar com eles.
Relativamente às touradas, apoio a medida no tempo e no modo, é coisa de que nunca gostei e cada vez mais detesto.
Também não sou adepto de circo com animais. Não tinha o hábito de levar os meus filhos ao circo. Embora aprecie os palhaços e outros artistas deste espectáculo, nunca achei piada aos “números” com animais. Também aqui as coisas evoluíram e o futuro é, o moderno circo tipo “Le Solei”. No entanto, considerando a situação social da grande massa dos trabalhadores, artistas e até alguns proprietários de circos em Portugal, sobrevivendo com dificuldades de toda a ordem, sou de opinião que não se deveria ir tão depressa, ou seja, talvez começando com um licenciamento de actividade mais rigoroso, exigindo um padrão aceitável de condições para os animais. É indisfarçável a forma pouco recomendável como nalguns circos se tratam os animais. Existem excepções que confirmam a regra. As exigências para o licenciamento deveriam ser cada vez mais, de maneira a que, naturalmente, os animais fossem desaparecendo do circo, dando lugar a um espectáculo mais actual, mais artístico afinal.           
SBF
publicado por voltadoduche às 20:02

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

11
12
13
15
16

18
19
20
21




Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
HOJE VIERAM VISITAR-ME

contador gratis
DESDE 14.06.2009
Free Counter
Free Counter
PELO MUNDO FORA DESDE 28.10.2009
Locations of visitors to this page
blogs SAPO