A volta das voltas. Chegamos, partimos e lá voltamos sempre!

08
Set 09

 

RAZÕES DE CORAÇÃO
De Álvaro Guerra
Complementando o título, o autor designou um subtítulo: “Romance de paixões acontecidas em Mafra ocupada pelos franceses no ano de 1808”.
Este subtítulo, transmite de imediato ao leitor, o palco, os motivos e o tempo dos acontecimentos.
Partindo do achamento dum manuscrito verdadeiro, que foi escrito e pertenceu a uma personagem real, o Frei Pedro Taveira, que, nas vésperas das tropas francesas chegarem a Mafra, se pôs ao fresco abandonando o Convento de Mafra onde era Monge, cavalgando sem parar até Ribamar, onde se instalou.
Tropas invasoras instaladas no Convento de Mafra, dominando a região, e lá estavam criadas as condições para nascerem algumas divisões entre os residentes. Alguns aliciados pelos franceses, passam-se para o lado do inimigo, e os patriotas resistentes lutam para correr com os invasores. O “veneno” atinge algumas famílias, deixando irmãos dum lado e irmãos do outro.
O rigor histórico é marca do autor que, também neste caso, procedeu a uma pormenorizada investigação aos usos e costumes de época.
Álvaro Guerra faz as personagens percorrerem toda a região: Mafra, Ribamar, Ericeira, Gradil, S. Lourenço, Barril, Santo Isidoro, Vimieiro e até Lourinhã, Caldas, etc, etc.
Apeteceu-me reler “Razões de Coração”, depois de 17/18 anos, e aconselho a leitura a quem goste do género e do autor. Pode não ser fácil encontrar mas, em último caso, há sempre um alfarrabista que espera por si!
Editado pela primeira vez em 1991 pelas “Publicações Dom Quixote” e em Maio de 2002 pela MEDIASAT para a “Colecção mil folhas” do jornal Público.
Álvaro Guerra nasceu em Vila Franca de Xira em 1936, foi jornalista, diplomata e escritor, participou no movimento dos Capitães de Abril e ajudou a derrubar a ditadura. Morreu de crise cardíaca na sua terra, Vila Franca, em Abril de 2002 e as suas cinzas foram lançadas ao Tejo.
SBF
(Gravura: Capa do Livro “mil folhas”)  
publicado por voltadoduche às 16:05

Setembro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5

6
7
8
9

17
18

20
21
23
26

28


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
HOJE VIERAM VISITAR-ME

contador gratis
DESDE 14.06.2009
Free Counter
Free Counter
PELO MUNDO FORA DESDE 28.10.2009
Locations of visitors to this page
blogs SAPO