A volta das voltas. Chegamos, partimos e lá voltamos sempre!

04
Out 11

Mais do que a história ficcionada de parte da emocionante vida de Antónia Adelaide Ferreira, atravessada pela tragédia da destruição das vinhas do Douro através da praga da filoxera, “A Fúria das Vinhas”, espelha com singular sabedoria as contradições e fragilidades vividas no nosso País no epílogo da monarquia.

 

Francisco Moita Flores, autor de qualidade comprovada, já teve uma versão adaptada desta história transmitida em série televisiva com o título de “Ferreirinha”, nome pelo qual era conhecida na Região e no País, D. Antónia.

 

O Autor narra duma forma arrebatadora as vivências das gentes daquela parcela importante de Portugal numa altura em que, parecido com os tempos atuais, dependíamos do estrangeiro para sobreviver e que, ao mesmo tempo, os que trabalhavam, como acontecia com a “Ferreirinha”, tinham que aturar os desmandos e as incúrias dos que detinham o poder político.

 

Fazendo jus à sua herança profissional, Francisco Moita Flores, entrelaça nas vitórias e derrotas da vida de D. Antónia, Vespúcio Ortigão, detective e protegido da “Ferreirinha”, que persegue um assassino em série pelos carreiros e azinhagas do medo das crenças e superstições, comuns naquela época. Pelas aventuras e desventuras de Vespúcio, o autor transmite-nos quanto os portugueses pré-republicanos temiam a Deus e ao diabo e como a “santa (??) inquisição” ainda moldava a mente dos nossos antepassados de há 125 ou 130 anos.

 

Francisco Moita Flores, conhecido de todos os portugueses, é hoje Presidente da Câmara Municipal de Santarém e autor de várias obras em livro e televisão.

 

1º edição “Casa das Letras” em 2007 e 1ª edição BIS (bolso) da Leya, SA. Esta, edição bastante económica que adquiri.

 

Silvestre Félix

publicado por voltadoduche às 11:54

Outubro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
12
15

16
17
18
20
22

23
25
27
28
29

30


Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

mais sobre mim
pesquisar
 
HOJE VIERAM VISITAR-ME

contador gratis
DESDE 14.06.2009
Free Counter
Free Counter
PELO MUNDO FORA DESDE 28.10.2009
Locations of visitors to this page
blogs SAPO